sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Organizando a mesa de trabalho de forma simples e objetiva

Resultado de imagem para mesa de trabalho bagunçada

Sua mesa é organizada? Se sim, parabéns! Caso contrário, este artigo vai te ajudar.

Meu intuito é apenas somar para melhoria contínua de sua vida, sobretudo, no ambiente de trabalho.

Existem pessoas que tem a organização embutida em seu DNA. Digo isso em função delas conseguirem manter seu ambiente de trabalho, casa, carro, guarda-roupas e tudo mais (ou quase tudo) que faz parte de sua vida, sempre ordenado e limpo. Todavia, esta tarefa é árdua para outros, creio eu, maioria das pessoas. Assim, manter uma mesa de trabalho organizada é tarefa quase impossível. Se este é o seu caso, não fique triste, pois você não esta sozinho.

Como profissional da área de gestão e organização de documentos e informação, sempre focada na questão da organização, observo em diversos ambientes, mesas de trabalho desorganizadas. 

Manter a mesa de trabalho organizada e limpa é essencial para a qualidade do dia a dia de trabalho, pois um ambiente estruturado contribui para orientarmo-nos melhor.


Resultado de imagem para mesa de trabalho desorganizada


Resultado de imagem para mesa de trabalho desorganizada


Para organizar sua mesa,vamos começar por uma faxina. Nela você deve retirar tudo que esta em cima da mesa e por  em um outro local, inclusive, documentos e itens que ficam dentro de gavetas.

Em seguida, você deve limpar a mesa.

O próximo passo é fazer um layout da sua nova mesa, isso mesmo, você irá desenhar em um papel como vai ficar sua nova mesa. 

Em seguida tome nota dos itens importantes que devem permanecer na mesa de trabalho ou estudo. Neste processo, abra mão de objetos, papeis e documentos que não sejam de fato úteis no seu dia a dia. Sua necessidade de informação deve nortear esta atividade. 

Diante do projeto pronto, mão a obra: você deverá voltar os itens necessários para a sua mesa de trabalho ou estudo novamente. Se achar necessário acrescentar outros objetos, fique a vontade. Creio que terá espaço suficiente para ter o essencial da sua rotina. Foque no trivial.

Neste processo de reorganização do seu espaço de trabalho você perceberá que muitos objetos estavam em sua mesa só ocupando lugar, agora eles deram lugar aos que de fato importa no seu dia a dia, Além disso, o ambiente organizado contribui significativamente para a produtividade e qualidade do nosso trabalho e estudo. 


Vamos socializar, porque chique é trocar informação!


Lucineia Silva
Contagem/MG